Quando a gente pensa em vacinas, lembramos logo dos programas de vacinação para as crianças, amplamente difundidos pelo Brasil. Mas não é só na infância que esse cuidado é necessário.
Manter o cartão de vacinação atualizado também é essencial para jovens, adultos e, principalmente, idosos, os quais estão mais propensos a adoecer e, por isso, não dispensam cuidados com a saúde.
Ainda não sabe quais vacinas são essenciais para a terceira idade e por que é tão importante manter a vacinação em dia? Então, vamos descobrir agora!
Como o sistema imunológico já está naturalmente mais fraco na terceira idade, a incidência de doenças é maior. Os riscos de pneumonia, por exemplo, são mais elevados. Outro problema são as quedas, muito comuns nessa faixa etária, e que podem fazer surgir ferimentos, sendo porta de entrada para o tétano. Como nem sempre é possível evitar esses problemas, a vacinação para idosos é essencial.
Além disso, o crescente número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em maiores de 60 anos tem alertado a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que passou a recomendar fortemente a vacinação contra a Hepatite B, transmitida por via sexual.
Tendo em vista que a população da terceira idade só tem aumentado em todo o mundo, a vacinação se torna cada dia mais importante, pois melhora a qualidade de vida do idoso e ainda ajuda a reduzir gastos com a compra de medicamentos e hospitalizações em função das complicações causadas pelas doenças.
Como existem diferenças entre as vacinas indicadas para as diferentes faixas etárias, o recomendado é procurar o médico e o serviço de vacinação. Ah, e sempre respeitar o que for prescrito para a aplicação das vacinas necessárias, claro.
Este post foi útil? Quer acompanhar outras dicas e informações para a saúde do idoso? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como esse em primeira mão!