Para diminuir os desconfortos e as dores causados no corpo pelas tensões que afetam a qualidade de vida na terceira idade, técnicas básicas de relaxamento para idosos devem ser colocadas em prática.
Com o passar do tempo, a rigidez de músculos e articulações aumenta muito. Isso causa a perda da mobilidade e também a limitação nas atividades do dia a dia dos idosos, causando frustrações que podem até mesmo levar à depressão.
Relaxar não é só se manter parado, mas recuperar a capacidade muscular adequada para se movimentar com menos esforço. Para ajudar você, mostraremos aqui algumas técnicas de relaxamento para idosos que ajudam a aliviar as tensões que limitam a função muscular e os movimentos. Acompanhe!
Exercícios de relaxamento para idosos
Antes de iniciar os exercícios, é importante se certificar que o idoso não possui nenhuma lesão que limite os movimentos necessários para as técnicas. Assim, evitam-se as dores ou o agravamento do problema.
Com uma roupa confortável, o idoso deve realizar inicialmente a respiração profunda, que vai ajudar a diminuir a tensão e a aliviar a ansiedade, além de melhorar o fôlego. Após a respiração, indicamos uma sequência de seis movimentos de relaxamento para idosos. Anote aí:
Movimento 1:
- sentar em uma posição confortável, com a postura ereta, e colocar uma mão sobre o abdome e a outra sobre o peito;
- a seguir, inspirar profundamente pelo nariz, de modo que a mão que está sobre o estômago se eleve mais do que a que está sobre o peito;
- soltar o ar pela boca, forçando a expiração máxima com a mão que está sobre o abdome, a qual deve se mover com menor intensidade do que a que está sobre o peito;
- se necessário, o exercício pode ser feito na posição deitada, com um livro sobre o estômago. Sendo assim, deve-se elevar o livro com a “barriga” enquanto o ar é inspirado profundamente pelo nariz.
Movimento 2:
- ficar em pé, manter as pernas unidas, estender o cotovelo e elevar os braços até a altura do peito, mantendo as palmas da mão para baixo;
- nessa posição, sacudir as mãos, como se estivesse secando-as.
Movimento 3:
- manter a posição em pé, elevar as mãos no nível das axilas e mantê-las voltadas para frente, como se fosse empurrar algo para frente;
- inspirar e, ao expirar, estender os braços, como se realmente estivesse empurrando alguma coisa.
Atenção: durante o exercício, é preciso manter os músculos do braço relaxados.
Movimento 4:
- deitar de costas, com as pernas flexionadas, estender e elevar os braços até atrás da cabeça. Inspirar durante o movimento de ida e expirar no de volta.
Movimento 5:
- ainda deitado, contrair a musculatura de todo o corpo durante alguns segundos e, em seguida, relaxar totalmente, mantendo os braços estendidos acima da cabeça e as pernas esticadas;
- repetir essa contração até ter a sensação de que o corpo está colado no chão.
Movimento 6:
- após os exercícios de relaxamento, permanecer por algum tempo em uma posição confortável, mantendo uma respiração suave e uniforme.
Resultados do relaxamento
Essa sequência de exercícios básicos de relaxamento para idosos deverá proporcionar uma diminuição da sensação de peso e fadiga. Além disso, essa atividade física reduzirá as dores e as tensões musculares, melhorando a qualidade de vida na terceira idade.
O nosso conteúdo de relaxamento para idosos foi útil para você? Lembrou de algum exercício que não citamos aqui ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários!