Técnicas de relaxamento para idosos: veja as melhores!


Para diminuir os desconfortos e as dores causados no corpo pelas tensões que afetam a qualidade de vida na terceira idade, técnicas básicas de relaxamento para idosos devem ser colocadas em prática.

Com o passar do tempo, a rigidez de músculos e articulações aumenta muito. Isso causa a perda da mobilidade e também a limitação nas atividades do dia a dia dos idosos, causando frustrações que podem até mesmo levar à depressão.

Relaxar não é só se manter parado, mas recuperar a capacidade muscular adequada para se movimentar com menos esforço. Para ajudar você, mostraremos aqui algumas técnicas de relaxamento para idosos que ajudam a aliviar as tensões que limitam a função muscular e os movimentos. Acompanhe!

Exercícios de relaxamento para idosos

Antes de iniciar os exercícios, é importante se certificar que o idoso não possui nenhuma lesão que limite os movimentos necessários para as técnicas. Assim, evitam-se as dores ou o agravamento do problema.

Com uma roupa confortável, o idoso deve realizar inicialmente a respiração profunda, que vai ajudar a diminuir a tensão e a aliviar a ansiedade, além de melhorar o fôlego. Após a respiração, indicamos uma sequência de seis movimentos de relaxamento para idosos. Anote aí:

Movimento 1:

  • sentar em uma posição confortável, com a postura ereta, e colocar uma mão sobre o abdome e a outra sobre o peito;
  • a seguir, inspirar profundamente pelo nariz, de modo que a mão que está sobre o estômago se eleve mais do que a que está sobre o peito;
  • soltar o ar pela boca, forçando a expiração máxima com a mão que está sobre o abdome, a qual deve se mover com menor intensidade do que a que está sobre o peito;
  • se necessário, o exercício pode ser feito na posição deitada, com um livro sobre o estômago. Sendo assim, deve-se elevar o livro com a “barriga” enquanto o ar é inspirado profundamente pelo nariz.

Movimento 2:

  • ficar em pé, manter as pernas unidas, estender o cotovelo e elevar os braços até a altura do peito, mantendo as palmas da mão para baixo;
  • nessa posição, sacudir as mãos, como se estivesse secando-as.

Movimento 3:

  • manter a posição em pé, elevar as mãos no nível das axilas e mantê-las voltadas para frente, como se fosse empurrar algo para frente;
  • inspirar e, ao expirar, estender os braços, como se realmente estivesse empurrando alguma coisa.

Atenção: durante o exercício, é preciso manter os músculos do braço relaxados.

Movimento 4:

  • deitar de costas, com as pernas flexionadas, estender e elevar os braços até atrás da cabeça. Inspirar durante o movimento de ida e expirar no de volta.

Movimento 5:

  • ainda deitado, contrair a musculatura de todo o corpo durante alguns segundos e, em seguida, relaxar totalmente, mantendo os braços estendidos acima da cabeça e as pernas esticadas;
  • repetir essa contração até ter a sensação de que o corpo está colado no chão.

Movimento 6:

  • após os exercícios de relaxamento, permanecer por algum tempo em uma posição confortável, mantendo uma respiração suave e uniforme.

Resultados do relaxamento

Essa sequência de exercícios básicos de relaxamento para idosos deverá proporcionar uma diminuição da sensação de peso e fadiga. Além disso, essa atividade física reduzirá as dores e as tensões musculares, melhorando a qualidade de vida na terceira idade.

O nosso conteúdo de relaxamento para idosos foi útil para você? Lembrou de algum exercício que não citamos aqui ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários!

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Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

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