Qualidade de vida: saiba quais são os principais cuidados com a saúde da família


Para oferecer aos nossos pais, parentes e idosos uma qualidade de vida melhor, é essencial que levemos em conta alguns aspectos primordiais no que diz respeito a rotina de cada um deles. Da atenção ao espaço físico adequado às condições dos idosos, aos exames preventivos, tratamento de doenças e vida social, há uma série de cuidados com os idosos que devemos levar em conta para proporcionar a eles, uma vida mais confortável, feliz e segura.

Veja a seguir, alguns destes cuidados com os idosos que são de extrema relevância para suprir as necessidades diárias destas pessoas tão especiais.

Exames de rotina

Prevenir é um dos fatores primordiais da saúde e bem-estar humano, sobretudo quando nos referimos aos cuidados que devemos ter com as pessoas da terceira idade.

Daí a necessidade de uma atenção especial ao acompanhamento médico e exames de rotina, para monitorar a saúde dos idosos e prevenir o surgimento de alguma doença e até mesmo, fazer o tratamento de determinadas patologias o quanto antes.

Dentre os principais exames de rotina, é sempre interessante a realização do hemograma (capaz de avaliar a situação do fígado, rim, colesterol, anemia, etc.), TSH, mamografia, exames ginecológicos, colonoscopia, eletrocardiograma, PSA e toque retal (feito em homens para detectar câncer de próstata), densitometria óssea, entre outros.

Segurança da casa

A segurança do ambiente onde os idosos vivem é outro ponto chave no que diz respeito aos cuidados com idosos.

Neste sentido, algumas pequenas reformas no lar e na estrutura do local podem ser extremamente benéficas para manter estas pessoas tão especiais e importantes em nossa vida, em segurança.

Para evitar acidentes, por exemplo, é relevante observar se o piso possui tacos soltos ou buracos, além de fios espalhados pelo chão. São detalhes que poderão acarretar em quedas e tombos, e que podem ser facilmente evitados.

Outro motivo de atenção é a presença de animais domésticos dentro do lar, altura de camas e sofás (com altura muito elevada ou muito minimizada), e até mesmo o tipo de calçado usado pelos idosos. Pisos extremamente lisos e encerados, são um prato cheio para a ocorrência de acidentes, portanto, todo cuidado é pouco.

Boa iluminação, instalação de corrimãos e barras de segurança, são gestos simples de cuidados com os idosos que irão facilitar muito a movimentação deles pelo ambiente.

Cuidados com os idosos: atenção ao horário dos remédios

Seguir à risca a orientação médica no tratamento dos pacientes é fator muitas vezes determinante para que ele seja bem-sucedido. Saber o nome correto dos remédios, ter uma tabela com os horários, e saber também os efeitos colaterais, quais alimentos e bebidas porventura devam ser evitados durante o consumo dos medicamentos, são medidas importantes de cuidados com os idosos.

 Atividades sociais

Estimular os idosos a nutrirem uma vida social é imprescindível para proporcionar a eles, melhor qualidade de vida. Exercícios físicos, de acordo com as possibilidades de cada um, com o monitoramento de um profissional responsável, é uma excelente maneira de mantê-los ativos.

Além disso, passeios em família, parques públicos, e contato com a natureza, fará com que eles se sintam conectados com a vida e com as pessoas. O carinho e a interação são primordiais, não apenas com os idosos, mas em qualquer fase da vida.

Alimentação

Médicos especialistas atentam ao fato da necessidade de se fazer 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), e também 2 lanches nestes intervalos.

Idosos com dificuldades de mastigar os alimentos podem usufruir de alimentos batidos ou picados, mas o primordial na alimentação dos idosos é que eles sigam uma dieta balanceada, sendo ela composta de cereais, legumes e proteínas.

Menos sal na comida e maior ingestão de água (cerca de 2 litros ao dia), são hábitos saudáveis que merecem ser estimulados sempre.

Você cuida de idosos?Quais sugestões sobre cuidados com idosos você acrescentaria como dica para os demais leitores? Deixe seus comentários aqui e compartilhe estas informações.

 

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *