Muitas são as atividades físicas a que as pessoas que chegam à terceira idade podem recorrer para ter uma vida mais saudável.
Uma delas é a hidroginástica, que alia o prazer e o relaxamento provocados por estar debaixo d’água com movimentos que visam fortalecer o corpo e melhorar o funcionamento do organismo.
A seguir, listamos os principais benefícios decorrentes de praticar a hidroginástica na terceira idade. Confira:
O envelhecimento provoca perdas que tornam nossos corpos um tanto mais frágeis e suscetíveis às lesões e, por isso, é preciso evitar exercícios que causam grande impacto em nossas articulações, ligamentos e estruturas ósseas.
No caso de idosos que apresentam artrite, artrose e osteoporose, isso é ainda mais importante. Por ser feita na água, a hidroginástica reduz em cerca de 90% o impacto dos movimentos, sendo um tipo de exercício mais seguro para pessoas da terceira idade.
Assim como o impacto, as quedas são assunto bastante sério quando se trata de pessoas mais velhas, já que as consequências podem ser mais graves.
Mais uma vez, o fato de a atividade ser realizada na água é um benefício, pois o risco de queda é bastante baixo (dentro da água, ele é nulo, mas é preciso ficar atento aos arredores da piscina).
Durante a hidroginástica, a água exerce uma força sobre o corpo chamada pressão hidrostática. Esta pressão atua também sobre as veias, artérias e todo o sistema circulatório, estimulando e melhorando a circulação.
Embora seja beneficial para todos, esta consequência da hidroginástica é especialmente importante para aqueles que têm varizes — algo bem comum entre os mais velhos.
Além de envolver movimentos livres na água, a hidroginástica na terceira idade faz uso de alteres, barras, macarrão e bicicletas subaquáticas, que ajudam, primeiramente, a inibir a perda de massa muscular e força dos membros — comuns durante o processo de envelhecimento.
Para além disso, ela também ajuda a fortalecer os músculos dos braços e das pernas, o que acarreta desenvolvimento de resistência, alívio de dores, relaxamento muscular, e a reeducação e coordenação de músculos atrofiados.
A pressão hidrostática, que age sobre o sistema circulatório, também exerce pressão sobre a caixa torácica de quem pratica a hidroginástica, aumentando sua resistência.
Além disso, a atividade melhora o ritmo cardíaco e aumenta a resistência do sistema cardiorrespiratório, aumentando o fôlego e a disposição.
A hidroginástica é uma atividade feita em grupo, o que promove a interação social entre os praticantes num período da vida em que ocorre, em geral, uma diminuição do contato com outras pessoas — seja pela aposentadoria ou por dificuldades de saúde e locomoção que surgem neste momento da vida.
Esta interação provoca a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, e contribui no combate à depressão.
Gostou de conhecer os benefícios da hidroginástica na terceira idade? Quer mais dicas sobre como manter uma vida saudável e com qualidade na terceira idade? Então confira mais sobre algumas atividades físicas para sair do sedentarismo!