Os 6 grandes benefícios da hidroginástica na terceira idade


Muitas são as atividades físicas a que as pessoas que chegam à terceira idade podem recorrer para ter uma vida mais saudável.

Uma delas é a hidroginástica, que alia o prazer e o relaxamento provocados por estar debaixo d’água com movimentos que visam fortalecer o corpo e melhorar o funcionamento do organismo.

A seguir, listamos os principais benefícios decorrentes de praticar a hidroginástica na terceira idade. Confira:

1. Tem baixo impacto

O envelhecimento provoca perdas que tornam nossos corpos um tanto mais frágeis e suscetíveis às lesões e, por isso, é preciso evitar exercícios que causam grande impacto em nossas articulações, ligamentos e estruturas ósseas.

No caso de idosos que apresentam artrite, artrose e osteoporose, isso é ainda mais importante. Por ser feita na água, a hidroginástica reduz em cerca de 90% o impacto dos movimentos, sendo um tipo de exercício mais seguro para pessoas da terceira idade.

2. Apresenta baixo risco de queda

Assim como o impacto, as quedas são assunto bastante sério quando se trata de pessoas mais velhas, já que as consequências podem ser mais graves.

Mais uma vez, o fato de a atividade ser realizada na água é um benefício, pois o risco de queda é bastante baixo (dentro da água, ele é nulo, mas é preciso ficar atento aos arredores da piscina).

3. Melhora a circulação

Durante a hidroginástica, a água exerce uma força sobre o corpo chamada pressão hidrostática. Esta pressão atua também sobre as veias, artérias e todo o sistema circulatório, estimulando e melhorando a circulação.

Embora seja beneficial para todos, esta consequência da hidroginástica é especialmente importante para aqueles que têm varizes — algo bem comum entre os mais velhos.

4. Fortalece os músculos

Além de envolver movimentos livres na água, a hidroginástica na terceira idade faz uso de alteres, barras, macarrão e bicicletas subaquáticas, que ajudam, primeiramente, a inibir a perda de massa muscular e força dos membros — comuns durante o processo de envelhecimento.

Para além disso, ela também ajuda a fortalecer os músculos dos braços e das pernas, o que acarreta desenvolvimento de resistência, alívio de dores, relaxamento muscular, e a reeducação e coordenação de músculos atrofiados.

5. Aumenta a resistência do sistema cardiorrespiratório

A pressão hidrostática, que age sobre o sistema circulatório, também exerce pressão sobre a caixa torácica de quem pratica a hidroginástica, aumentando sua resistência.

Além disso, a atividade melhora o ritmo cardíaco e aumenta a resistência do sistema cardiorrespiratório, aumentando o fôlego e a disposição.

6. Promove interação social

A hidroginástica é uma atividade feita em grupo, o que promove a interação social entre os praticantes num período da vida em que ocorre, em geral, uma diminuição do contato com outras pessoas — seja pela aposentadoria ou por dificuldades de saúde e locomoção que surgem neste momento da vida.

Esta interação provoca a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, e contribui no combate à depressão.

Gostou de conhecer os benefícios da hidroginástica na terceira idade? Quer mais dicas sobre como manter uma vida saudável e com qualidade na terceira idade? Então confira mais sobre algumas atividades físicas para sair do sedentarismo!

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *