Idosos com Alzheimer: 6 cuidados e precauções em casa


Lidar com pessoas idosas requer ainda mais zelo e atenção para que elas se sintam sempre amadas e protegidas. Essa é uma tarefa especialmente importante no caso de idosos com Alzheimer ou com qualquer outro tipo de doença degenerativa, seja física ou neurológica.

Cuidadores e familiares precisam estar alinhados em prol de um mesmo objetivo: garantir a boa qualidade de vida tanto do idoso quanto de quem lida diretamente com ele. Afinal, só assim é possível evitar o estresse e qualquer tipo de complicação em casa.

Se você tem algum familiar nessa situação, conheça a seguir as dicas que selecionamos para facilitar os cuidados e o dia a dia dos envolvidos:

1. Tenha paciência

O Alzheimer provoca uma demência que compromete a memória. Por isso, é bastante comum que os idosos perguntem diversas vezes a mesma coisa e se sintam confusos.

Uma das principais medidas é manter a calma, não perder a paciência cada vez que for questionado e evitar pressioná-los a se lembrarem de um evento ou tarefa. Isso pode angustiá-los ainda mais. Garanta-lhes o apoio emocional para que não desenvolvam depressão e ansiedade.

2. Crie uma rotina

Uma boa alternativa é planejar os dias do idoso. Estabeleça uma rotina com os horários das refeições, do banho, dos passeios, dos medicamentos e de todas as outras atividades recomendadas. Essa técnica o faz se sentir útil e ativo.

3. Respeite a autonomia dos idosos com Alzheimer

Deixe que ele realize algumas tarefas por conta própria, para que perceba que sua autonomia não está totalmente comprometida. A ânsia por ajudá-lo pode prejudicar a pouca independência de que ainda desfruta. Contudo, certifique-se de que ele está sendo supervisionado por algum cuidador ou familiar.

4. Reavalie todos os cômodos da casa

O ambiente em que idosos com Alzheimer vivem normalmente é o local onde eles passam a maior parte do tempo. É fundamental que esse lugar seja o mais adaptado e confortável possível.

Uma das principais precauções é evitar acidentes domésticos, para que não haja traumas ou prejuízos que comprometam sua saúde. Nesse sentido, certas medidas devem ser tomadas:

  • deixe os espaços livres para circulação, sem muitos móveis ou obstáculos no caminho;
  • evite tapetes e outros objetos escorregadios;
  • instale acessórios como barras de apoio e corrimões em locais que requerem mais equilíbrio, como banheiros e escadas;
  • não deixe objetos perigosos à vista, como facas, armas, ferramentas, álcool e outras substâncias nocivas;
  • evite o acesso a escadas, incluindo as dobráveis;
  • não deixe portas e janelas abertas.

5. Estabeleça alguns limites

Conforme a doença progride, alguns limites precisam ser estabelecidos na rotina dos idosos, independentemente da idade. É comum, por exemplo, que eles tenham sono durante o dia e queiram tirar longos cochilos.

Esse não é um hábito saudável, pois dificulta o sono da noite e deixa-os agitados. Se o idoso não se contentar com sonecas de 1 a 2 horas no máximo, vale a pena se informar com o médico responsável sobre as melhores alternativas para cada caso.

O mesmo vale para os comportamentos que eles costumavam ter antes do diagnóstico da doença, como dirigir e organizar documentos e finanças. É fundamental que alguém esteja à frente dessas questões para evitar surpresas desagradáveis.

6. Faça um acompanhamento médico

Depois do diagnóstico do Alzheimer, é indispensável manter o acompanhamento com um profissional especializado no assunto, que possa orientar a família e oferecer o tratamento mais adequado.

Outros profissionais também podem ser muito úteis na manutenção da qualidade de vida do idoso, como um fisioterapeuta e um nutricionista, por exemplo. Exercícios e alimentação equilibrada contribuem muito para o bem-estar e favorecerem a autoestima! Incentive-os sempre que puder.

Percebeu como são importantes os cuidados que os idosos com Alzheimer requerem? Tomar certas precauções e dar-lhes atenção são as melhores atitudes para tornar a vida dessas pessoas mais tranquila.

Quer continuar se informando sobre outros assuntos como esse? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *