A hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença cardiovascular crônica. Ela é silenciosa, vai surgindo aos poucos e inspira alguns cuidados. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão atualmente no país. Apesar de ser comum, a doença não tem cura, mas pode ser perfeitamente controlada, permitindo aos hipertensos ter uma excelente qualidade de vida.
A pressão média de uma pessoa saudável é de 120/80 mmHg (“12 por 8”). Em geral, é considerado hipertenso quem possui a pressão arterial acima de “14 por 9”. A pressão arterial faz com que o coração tenha que se esforçar mais para que o sangue seja bombeado e distribuído de forma correta em todo o corpo. Por esse motivo, a hipertensão é uma das principais causas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca e renal.
A hipertensão pode ser de dois tipos:
Devido ao sistema hormonal feminino, a hipertensão costuma surgir mais tarde para as mulheres, após o climatério (fase em que ocorre a transição do período fértil para o não reprodutivo). Para os homens, a hipertensão aparece precocemente, apresentando mais risco à saúde.
Em virtude dos problemas de saúde que podem ocorrer, os hipertensos não podem descuidar da saúde e precisam se manter alertas, monitorando a pressão arterial para que não saia do controle. Veja alguns cuidados que podem ser colocados em prática e que garantem uma melhor qualidade de vida!
Fuja de problemas que prejudiquem seu estado emocional e evite situações que te causam estresse, pois as emoções interferem na pressão arterial. Por exemplo, se você sabe que determinada reunião tensa pode ser resolvida de outra forma, preserve-se e cuide da sua saúde.
Como o excesso de sal é um inimigo para a saúde do coração, reduza a quantidade dele nas suas refeições, aumente a porção de frutas, verduras e legumes e dê preferência às carnes magras. Consulte o seu cardiologista ou nutricionista para que possam te auxiliar na busca por uma alimentação equilibrada e saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem, em média, duas vezes mais sal que o recomendado.
O tabaco e demais substâncias do cigarro são tóxicas e elevam a pressão arterial. Por isso, os especialistas recomendam parar de fumar para ter uma vida saudável.
Caminhadas moderadas e outros exercícios aeróbicos são indicados para pessoas hipertensas, pois ajudam a aliviar o estresse e melhoram o sistema pulmonar e cardiovascular. Mas, antes de iniciar sua atividade física, verifique com o seu médico para saber qual a quantidade e a frequência corretas, evitando, assim, possíveis lesões e problemas de saúde.
As pessoas com sobrepeso têm mais chances de sofrer doenças cardíacas, por isso é importante descobrir qual é o seu peso ideal, estabelecer a meta e “correr atrás” para voltar a ele e mantê-lo. Outro cuidado importante é medir a circunferência da abdômen que, para homens, não deve ultrapassar 102 cm e, para mulheres, 88 cm.
Faça avaliações regulares com o seu médico para verificar como está sua pressão. Mesmo quem possui uma leve alteração na pressão arterial deve fazer visitas regulares ao médico.
O consumo de bebidas alcoólicas também prejudica quem tem hipertensão, principalmente os hipertensos que fazem uso de medicamentos. Evite essas bebidas e substitua por sucos, por exemplo.
Gostou das nossas dicas sobre hipertensão? Aproveite e leia também um pouco sobre diabetes e fique por dentro de conteúdos sobre saúde e bem-estar no nosso blog.