Provavelmente você já ouviu falar que existem cuidados com a boca para idosos que são fundamentais, não é mesmo? Isso acontece por ser uma maneira de prevenir problemas futuros e ainda manter a saúde bucal de uma pessoa da terceira idade, aumentando também a qualidade de vida, o conforto e o bem-estar.
Ficou interessado no assunto? Então continue com a leitura e saiba um pouco mais!
É normal que, com o tempo, a estrutura dentária de uma pessoa se enfraqueça e, consequentemente, alguns problemas bucais apareçam, como lesões, cáries, xerostomia, má adaptação da prótese, entre outros incômodos.
Contudo, com um cuidado especial e com a higiene adequada, é possível prevenir muitos desses problemas e ainda assegurar a saúde bucal para o idoso.
Com base nisso, apresentaremos quais são os cuidados que devem ser tomados e como promover a higienização correta de pessoas da terceira idade. Confira!
É fundamental que os dentes ou as próteses sejam escovadas diariamente após cada refeição com uma escova pequena e macia (para não machucar) e com uma quantidade mínima de creme dental com flúor.
No caso das gengivas, deve-se higienizar e retirar o excesso de mucosa utilizando um algodão ou uma gaze embebidos em água, mas sem colocar muita força. Esse processo é fundamental para evitar a gengivite, problema que ataca a maioria das pessoas de mais idade. Após isso, o idoso deve enxaguar bem a boca, usar o fio dental e finalizar com enxaguante bucal antibacteriano.
Durante a noite, é importante que as próteses dos idosos fiquem dentro de um recipiente fechado com água para promover o relaxamento bucal e evitar o aparecimento de bactérias e possíveis lesões.
Além disso, é necessário que periodicamente (no mínimo, duas vezes na semana) seja feita uma higienização mais profunda, deixando a prótese imersa por trinta minutos em um copo com água e três gotas de água sanitária. Depois disso, deve-se lavar em água corrente com sabão neutro.
Para evitar o aparecimento de bactérias, a língua do idoso também deve ser limpa com uma mistura de um copo de água e uma colher (de café) de bicarbonato de sódio. O ideal é molhar uma escova macia ou uma espátula com gaze e passar em movimentos suaves, de dentro para fora, até que ela esteja bem limpa ou, se for o caso, até que toda a saburra lingual saia.
Por fim, é imprescindível ir periodicamente em consultas médicas com especialistas de qualidade. Eles são as pessoas mais capacitadas para analisar a saúde bucal de um paciente e indicar o que deve ou não ser feito.
Vale mencionar que existem casos especiais que necessitam de atenção mais específica. Por isso, ir em profissionais capacitados é a melhor forma de se adequar à realidade do idoso e esclarecer qualquer tipo de dúvida.
Agora que você já sabe quais são os cuidados com a boca para idosos, fique às nossas dicas e procure um profissional confiável para cuidar e garantir a saúde bucal dessas pessoas. O cuidado com a boca também é uma maneira de assegurar a qualidade de vida e o conforto, seja de você ou de amigos e familiares que necessitam dessa atenção.
Gostou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida? Então deixe nos comentários que responderemos você! Até a próxima!