Estetoscópio: como escolher o melhor?


O estetoscópio é uma ferramenta criada para ouvir o corpo por meio de batimentos cardíacos, sons pulmonares ou do abdome. Fundamental em todas as áreas da saúde, você certamente já viu esse aparelho nas mãos de médicos, enfermeiros ou mesmo veterinários. Mas sabia que você não precisa ser um profissional da saúde para ter um desses em casa?

O estetoscópio está presente, por exemplo, no dia a dia de quem se dedica a cuidar de idosos e precisa aferir a pressão arterial em casa, seja por praticidade ou necessidade. E medir esse valor com precisão é importante!

Há muitos modelos disponíveis no mercado e, por isso, escolher o aparelho mais adequado para sua necessidade pode parecer, à primeira vista, uma tarefa complicada. Mas nós vamos te ajudar com isso!

Como escolher um estetoscópio?

Além de optar por uma marca de confiança, deve-se considerar a durabilidade do produto, a qualidade de auscultação, o custo-benefício e o material de fabricação, entre outros fatores.

A seguir, listamos alguns pontos indispensáveis para você avaliar as opções e escolher o estetoscópio ideal:

O que observar?

Qualidade

Como o estetoscópio deverá ser utilizado diariamente e por anos, verifique se o produto possui excelente durabilidade e garantia. Pessoas leigas realizam testes básicos e não precisam de alta precisão e qualidade do som.

Cardiologistas, por sua vez, devem se preocupar com esses dois fatores, pois precisam verificar sons que são, muitas vezes, de baixo volume e alta complexidade.

Conforto e usabilidade

Um fator a se levado em conta na hora da escolha é o peso do estetoscópio, que impacta diretamente no conforto e experiência de uso. Considerando que o equipamento pode ficar boa parte do tempo no pescoço, deve ser leve e ter hastes ajustáveis, para a adequada tensão nos ouvidos. Além disso, precisa ser fácil de usar.

O item mais pesado é o auscultador e, hoje, no mercado, existem opções a partir de 118 gramas. Modelos profissionais tendem a ser mais pesados. Um dos benefícios encontrados nos estetoscópios atuais é o tratamento contra o frio, que evita que o auscultador fique gelado.

Pode parecer um detalhe, mas é importante para garantir o conforto na hora em que o aparelho entrar em contato com a pele.

Durabilidade

É difícil saber a vida útil de um equipamento sem utilizá-lo, por isso, verifique se o estetoscópio oferece garantia e dê preferência a equipamentos com garantia maior, pois isso indica que a marca tem uma preocupação com a qualidade e que provavelmente o equipamento não dará problemas prematuramente.

Se preferir, você pode pedir orientação a um profissional de saúde de sua confiança.

Revestimento

Outro ponto importante na hora da escolha é a qualidade do revestimento do produto, pois esse material ficará em contato com a sua pele. O contato com o suor pode provocar endurecimento e rachaduras na parte de borracha, danificando o equipamento e afetando a qualidade da ausculta.

Atualmente, já existem modelos que evitam este tipo de dano. Também são indicadas as cabeças em aço inox, material que oferece mais qualidade de som, além de olivas confortáveis, que proporcionem hermeticidade acústica.

Restou alguma dúvida sobre a escolha do estetoscópio? Entre em contato conosco e conheça nossos produtos!


Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *