Como escolher uma cadeira de rodas ideal?


À medida que vamos envelhecendo, perdemos gradativamente algumas funções, e é comum ocorrerem acidentes dos quais a recuperação é mais complicada. Os idosos precisam de uma atenção redobrada na hora de seus cuidados, para que vivam uma vida plena, feliz e de qualidade.

É importante analisar bem a situação vivida por cada um. Dessa maneira, é possível oferecer os melhores recursos! Trouxemos para você informações sobre como escolher uma cadeira de rodas ideal. Confira:

Características da cadeira de rodas

A escolha da cadeira de rodas depende muito do tipo de lesão sofrida, de qual é o nível de mobilidade atual da pessoa e de seus hábitos. A cadeira permite uma mobilidade maior, sendo necessário priorizar o conforto, já que o idoso passará um bom tempo sentado nela.

Devemos nos atentar às características da pessoa que vai utilizar, como peso e altura, para saber qual densidade adequada da espuma. Outro ponto importante a ser observado é a capacidade de locomoção para adaptação de cintos de contenção, se o apoio dos pés precisa de regulagem ou pode ser fixo, e apoio para cabeça.

Preste atenção também aos tamanhos das portas: há cadeiras que não passam por determinados locais por serem grandes demais. Ao se adaptar, o usuário aumenta sua independência, tornando as tarefas mais fáceis e agradáveis.

Pneus

Os pneus absorvem toda a vibração e o impacto, para que o percurso se torne mais suave. Pneus sólidos são duráveis e o ar não se perde com facilidade. Lembre-se de que eles podem deixar a cadeira mais pesada.

As rodas traseiras também devem ser levadas em conta. As raiadas são mais leves comparadas àquelas que são compostas.

Peso

É interessante optar por cadeiras mais leves, que possuam entre 9 e 14 kg. As tradicionais costumam pesar em torno de 20 kg, o que dificulta seu transporte. A fibra de carbono é o material mais leve, demonstrando melhor desempenho em relação ao impacto, enquanto as cadeiras de estrutura de aço 1020 são as mais pesadas.

Complementos

Pode-se colocar almofadas no assento e no descanso da perna, elas previnem escaras e dores na coluna. A cadeira pode conter uma prateleira para ser usada de apoio no colo e porta copos. O encosto rígido melhora a postura e evita o aparecimento de dores na região lombar.

O antitombo é um acessório para quem tem falta de controle nas mãos. Ele ajuda muito na hora de passar, por exemplo, por um meio-fio ou uma porta. O aro da roda com capa emborrachada facilita na hora de seu manuseio em terrenos com desníveis.

Em relação ao assento, o mais comum é que sua profundidade seja igual ou maior que sua largura. Caso seja maior, recomenda-se que se utilize uma almofada quadrada ou retangular.

Postura

Dependendo da postura da pessoa, pode haver necessidade de algumas modificações. Nessa situação, uma avaliação é feita para que se elabore um sistema particular visando posicioná-la de forma adequada.

Você pode consultar um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta e um médico para que ele analise as reais necessidades de quem vai utilizar a cadeira.

Cadeira dobrável x rígida

As cadeiras de roda dobráveis são mais fáceis de serem manuseadas, para colocar em um carro, por exemplo. As rígidas são as mais usadas, por serem mais leves, mais fáceis de empurrar, durarem mais e serem mais compactas.

Cadeiras motorizadas

As cadeiras motorizadas são aquelas movidas à bateria. Ela é indicada para pessoas que têm a força dos braços debilitada e baixa resistência respiratória. Com ela, a independência aumenta. Ela é muito usada por pessoas tetraplégicas.

Esse tipo de cadeira de rodas não pode permanecer em locais úmidos, pois isso pode diminuir a vida útil da bateria. Atente-se sempre ao equipamento, observando a carga da bateria e sua necessidade de troca.

O que achou do artigo? Viu como escolher uma cadeira de rodas? Leia também sobre autonomia do idoso: 6 dicas para deixá-los mais confiantes e independentes e entenda mais sobre o assunto!

Produtos relacionados ao post:
Cadeira de rodas Centro S1 Ottobock
Cadeira de rodas alumínio Agile Jaguaribe

Cadeira de rodas motorizada B400 Ottobock
Cadeira de rodas em alumínio M0 Ottobock

 

 

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

R  Rosana Takebayashi     12 de setembro de 2017 às 22:03

Grata pelas informações.


    <  Victória Régia     13 de setembro de 2017 às 08:30

    Nós agradecemos a visita.


V  Vanusa     3 de julho de 2017 às 17:58

Olá, boa tarde!
Gostaria de saber valores de cadeira de rodas motorizada. Obrigada



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *