Como escolher a melhor cadeira de rodas?


 

Se você também possui dúvidas sobre como escolher a melhor cadeira de rodas para a pessoa que ama, este post foi feito para você! Saiba quais os principais cuidados tomar antes de comprar uma e não erre nessa importante aquisição.

O mais indicado, antes de tudo, é pedir indicações aos profissionais especializados na lesão do paciente. Vale a pena também solicitar uma avaliação para garantir a compra de um produto de qualidade e que supra todas as limitações físicas da pessoa.

Quer descobrir mais dicas para não adquirir equipamentos ineficazes? Então continue nos acompanhando!

Não sofra as consequências do uso de uma cadeira de rodas mal escolhida

É claro que a escolha da cadeira de rodas depende também da lesão sofrida, dos principais hábitos da pessoa e do seu nível de mobilidade — afinal, o objetivo desse equipamento é garantir o máximo de conforto.

Anote aí os principais fatores a serem avaliados:

Confira os pneus

Os pneus são mais importantes do que muita gente pensa: são eles os responsáveis diretos pela absorção de todo o impacto e vibração dos movimentos da cadeira de rodas.

Com os pneus errados, a cadeira pode se tornar mais pesada e difícil de manusear — da mesma forma que, escolhendo pneus mais sólidos, o ar não será eliminado com facilidade e a praticidade do equipamento será prejudicada.

Também leve em conta as rodas traseiras. Existem opções com raiadas mais leves quando comparadas às compostas.

Leve em consideração o peso

Opções de peso de cadeira de rodas não faltam no mercado! O ideal é optar por aquelas mais leves, que não ultrapassem os 14 quilos. Se o peso ultrapassar muito esse limite, a locomoção pode ser dificultada.

Vale a pena investir em equipamentos feitos de fibra de carbono: esse material é mais leve e possui um desempenho melhor frente aos outros.

Complemente o equipamento

É possível aumentar o conforto da cadeira de rodas com simples atitudes. Colocar um descanso de perna ou uma almofada no assento, por exemplo, pode ser uma boa saída para o conforto de seu ente.

Lembre-se de que uma cadeira deve revelar a personalidade de seu usuário, afinal, ela será uma companheira de vários momentos. Compartimentos como apoio no colo ou um porta copos podem deixar o paciente mais à vontade.

Outro acessório muito utilizado é o anti-tombo, opção perfeita para quem não possui mais controle nas mãos. Ele auxilia muito quando é preciso passar por locais mais estreitos, por exemplo.

Outra opção são os aros com capa emborrachada para as rodas — fortes aliados no momento de atravessar pontos desnivelados. Isso é excelente para a segurança da pessoa que está na cadeira!

Saiba a diferença entre a cadeira dobrada e a cadeira rígida

Para quem deseja cadeiras mais fáceis de manusear, as de roda dobráveis são a opção perfeita — basta pensar na praticidade para guardar o equipamento no carro, por exemplo.

No entanto, as cadeiras mais rígidas são mais fáceis de empurrar, duram mais e também são compactas, de toda forma. Não deixe de avaliar as necessidades do paciente (e de toda a família e auxiliadores também).

Conheça as opções com tecnologia avançada

O que antes era novidade, hoje pode ser usado por todas as pessoas — é o caso das cadeiras motorizadas. Movida à bateria, essa alternativa é ótima para quem têm a força dos braços debilitada e, ao mesmo tempo, apresenta baixa resistência respiratória.

Mas tome bastante cuidado: essa cadeira de rodas não deve permanecer em locais úmidos, pois a água diminui sua vida útil.

Viu só como escolher a melhor cadeiras de rodas é mais fácil do que parece? Então curta nossa página no Facebook e continue acompanhando as melhores dicas sobre o assunto!

Se preferir, aproveite as dicas acima para escolher entre uma de nossas opções:

A cadeira de rodas M1 da Ottobock é a mais vendida.

Clique aqui e descubra mais sobre este produto.

cadeira-de-rodas-em-aluminio-m1-ottobock--300x300 Como escolher a melhor cadeira de rodas?

Cadeira de rodas em alumínio M1 Ottobock

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *