Como adaptar a casa para cadeirantes com bem-estar e segurança?


Você sabe como adaptar a casa para receber uma pessoa cadeirante? Esta é uma situação delicada que requer muitos cuidados, pois algumas mudanças estruturais devem ser feitas na casa para facilitar a circulação e garantir mais autonomia e segurança.

Além das cadeiras de rodas, outros objetos também podem ser utilizados com o objetivo de oferecer bem-estar a pessoas com mobilidade reduzida. Afinal, apesar de algumas pessoas com necessidades especiais dependerem de cuidados de terceiros, muitas buscam uma autonomia que só pode ser conquistada se o ambiente for adaptado para elas.

Confira a seguir alguns itens que contribuem para facilitar a vida dos cadeirantes e o que pode ser mudado em casa para proporcionar-lhes mais conforto e segurança!

Como adaptar uma casa para cadeirantes?

Invista em rampas e nivelamento de piso

Rampas e nivelamento de piso devem ser feitos com o intuito de promover mais autonomia e segurança para quem usa cadeiras de rodas.

É importante lembrar que as rampas devem seguir um padrão, que é de 8% de inclinação máxima. Do contrário, o cadeirante não terá forças para conduzir sozinho sua cadeira.

Faça corredores e portas mais largos

O ideal é que os corredores tenham 1 metro de largura para que cadeirantes e pessoas com bengalas, muletas ou andadores consigam se locomover sem se chocarem em paredes.

As portas também devem ser mais largas para a cadeira passar com facilidade. No entanto, essas dicas se aplicam mais para quem planeja construir um espaço adaptado.

Descarte os tapetes

Não é aconselhável o uso de tapetes quando algum membro da família utiliza bengalas, andadores ou cadeiras de rodas, pois eles podem contribuir com quedas e outros acidentes. A dica é desfazer-se de todos eles ou substitui-los por carpetes, que não deslizam no piso.

Prefira ambientes com poucos móveis

Quanto menos móveis houver na casa, melhor será para todos, tendo em vista que existe a necessidade de mais espaço para circulação com a cadeira. Por isso, invista em uma decoração simples, prática e bem distribuída — o ideal é deixar o máximo de espaços livres na casa.

Instale barras de apoio no banheiro

O banheiro é o local onde ocorrem mais acidentes, especialmente quando se trata de idosos. Por isso, todo cuidado é pouco.

Muitas modificações estruturais precisam ser feitas nesse ambiente da casa, a começar pelo piso antiderrapante, para evitar escorregões e quedas.

As barras de apoio devem ser inteiramente de inox, instaladas em todo o banheiro. A empunhadura deve ter um formato que evite que a pessoa prenda o braço entre a alça e a parede.

Como escolher uma cadeira para banho?

Além das barras de apoio, outra coisa que não pode faltar no banheiro é a cadeira para banho, que facilita bastante o banho do cadeirante. É muito importante observar alguns fatores na hora da compra, como o tamanho da cadeira, o conforto para o cadeirante e o espaço do banheiro.

Existem cadeiras para banho de todos os preços. Alguns modelos, com rodas similares a cadeiras de rodas comuns, possibilitam mais autonomia ao cadeirante, que pode se locomover sozinho para o chuveiro.

Cadeiras de rodas rígidas ou dobráveis: qual escolher?

Muitas pessoas estão optando pelas cadeiras de rodas rígidas, pois elas têm algumas vantagens sobre as dobráveis: quadros rígidos mais leves, durabilidade maior e bem mais fáceis de impulsionar. Elas contam ainda com um design mais simples, sendo menores e mais compactas que as dobráveis.

Por que investir em fisioterapia para cadeirantes?

O tratamento de fisioterapia é muito importante para cadeirantes, visto que serão trabalhados os músculos abdominais e de membros inferiores e superiores.

A falta de exercícios afeta os sistemas digestivo e respiratório, o que pode resultar em alguns problemas de saúde. Existem muitos materiais que você pode ter em casa e poderão ser usados nas sessões, como bola suíça, colchonetes e “thera-bands” (faixas elásticas).

Gostou do post sobre como preparar a casa para receber uma pessoa que faz uso de cadeiras de rodas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude amigos que também gostariam de conferir boas práticas sobre o assunto!


Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *