Você sabe como adaptar a casa para receber uma pessoa cadeirante? Esta é uma situação delicada que requer muitos cuidados, pois algumas mudanças estruturais devem ser feitas na casa para facilitar a circulação e garantir mais autonomia e segurança.
Além das cadeiras de rodas, outros objetos também podem ser utilizados com o objetivo de oferecer bem-estar a pessoas com mobilidade reduzida. Afinal, apesar de algumas pessoas com necessidades especiais dependerem de cuidados de terceiros, muitas buscam uma autonomia que só pode ser conquistada se o ambiente for adaptado para elas.
Confira a seguir alguns itens que contribuem para facilitar a vida dos cadeirantes e o que pode ser mudado em casa para proporcionar-lhes mais conforto e segurança!
Rampas e nivelamento de piso devem ser feitos com o intuito de promover mais autonomia e segurança para quem usa cadeiras de rodas.
É importante lembrar que as rampas devem seguir um padrão, que é de 8% de inclinação máxima. Do contrário, o cadeirante não terá forças para conduzir sozinho sua cadeira.
O ideal é que os corredores tenham 1 metro de largura para que cadeirantes e pessoas com bengalas, muletas ou andadores consigam se locomover sem se chocarem em paredes.
As portas também devem ser mais largas para a cadeira passar com facilidade. No entanto, essas dicas se aplicam mais para quem planeja construir um espaço adaptado.
Não é aconselhável o uso de tapetes quando algum membro da família utiliza bengalas, andadores ou cadeiras de rodas, pois eles podem contribuir com quedas e outros acidentes. A dica é desfazer-se de todos eles ou substitui-los por carpetes, que não deslizam no piso.
Quanto menos móveis houver na casa, melhor será para todos, tendo em vista que existe a necessidade de mais espaço para circulação com a cadeira. Por isso, invista em uma decoração simples, prática e bem distribuída — o ideal é deixar o máximo de espaços livres na casa.
O banheiro é o local onde ocorrem mais acidentes, especialmente quando se trata de idosos. Por isso, todo cuidado é pouco.
Muitas modificações estruturais precisam ser feitas nesse ambiente da casa, a começar pelo piso antiderrapante, para evitar escorregões e quedas.
As barras de apoio devem ser inteiramente de inox, instaladas em todo o banheiro. A empunhadura deve ter um formato que evite que a pessoa prenda o braço entre a alça e a parede.
Além das barras de apoio, outra coisa que não pode faltar no banheiro é a cadeira para banho, que facilita bastante o banho do cadeirante. É muito importante observar alguns fatores na hora da compra, como o tamanho da cadeira, o conforto para o cadeirante e o espaço do banheiro.
Existem cadeiras para banho de todos os preços. Alguns modelos, com rodas similares a cadeiras de rodas comuns, possibilitam mais autonomia ao cadeirante, que pode se locomover sozinho para o chuveiro.
Muitas pessoas estão optando pelas cadeiras de rodas rígidas, pois elas têm algumas vantagens sobre as dobráveis: quadros rígidos mais leves, durabilidade maior e bem mais fáceis de impulsionar. Elas contam ainda com um design mais simples, sendo menores e mais compactas que as dobráveis.
O tratamento de fisioterapia é muito importante para cadeirantes, visto que serão trabalhados os músculos abdominais e de membros inferiores e superiores.
A falta de exercícios afeta os sistemas digestivo e respiratório, o que pode resultar em alguns problemas de saúde. Existem muitos materiais que você pode ter em casa e poderão ser usados nas sessões, como bola suíça, colchonetes e “thera-bands” (faixas elásticas).
Gostou do post sobre como preparar a casa para receber uma pessoa que faz uso de cadeiras de rodas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude amigos que também gostariam de conferir boas práticas sobre o assunto!