Afinal, qual medidor de pressão escolher: digital ou manual?


 

A população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento e aumento da expectativa de vida, o que fez com que surgisse uma maior preocupação com o bem-estar dos idosos.

Nesse cenário, muitas empresas se especializaram na produção e manutenção de materiais médicos, como cadeira de rodas, cadeiras de banho e medidor de pressão. Mas, para você que não é profissional de saúde, às vezes pode ficar difícil escolher qual é o melhor material a ser utilizado por sua família.

Pensando nisso, vamos explicar neste texto a diferença entre os principais medidores de pressão arterial e como escolher aquele que mais combina com seu estilo de vida. Acompanhe!

A pressão arterial

A pressão arterial é a pressão que o sangue realiza nos vasos sanguíneos quando é impulsionado pelo coração. O maior valor é o diastólico, correspondente à força de bombeamento do coração, e o menor valor é o sistólico, correspondente à pressão nos vasos sanguíneos.

Quando essa pressão se eleva é que temos a chamada hipertensão arterial, doença que acomete grande parte da população mundial.

Cada vez mais aumenta a importância do acompanhamento correto dos pacientes, principalmente no cuidado com os idosos, grandes portadores dessa patologia. Afinal, se realizado o correto manejo da doença, a expectativa de vida é alta e as complicações são raras.

Os tipos de medidores

Manual

O esfigmomanômetro é o medidor manual de pressão, utilizado usualmente em hospitais e consultórios. Apesar do nome diferente, sua utilização é simples, mas exige uma técnica correta.

Para a interpretação dos resultados, também é necessário o uso de um estetoscópio, que permite ao examinador auscultar as bulhas cardíacas, ou seja, o ruído que o sangue faz à medida que o coração bate.

O paciente deve estar sentado e com o braço apoiado em alguma superfície. O manguito deve ser colocado acima da fossa cubital (a área triangular longo antes do cotovelo) e, então, o examinador apalpa a artéria braquial, principal artéria do braço, posicionando o estetoscópio sobre ela.

Depois de inflar o manguito, o examinador deverá desinflá-lo lentamente para observar o aparecimento e desaparecimento das bulhas.

Este equipamento é melhor utilizado por cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área da saúde, já que necessita de técnica de utilização e conhecimento para interpretação dos dados.

Porém, ele é considerado o modelo que fornece os dados mais fidedignos, já que não precisa de manutenções frequentes.

Digital

O medidor digital é extremamente interessante para quem precisa fazer a avaliação dos níveis de pressão em casa, mas deve estar devidamente calibrado para não fornecer resultados incorretos. Além disso, é importante a escolha de um bom medidor, já que várias marcas e modelos estão disponíveis no mercado.

Utilizá-lo é fácil e rápido. Para isso, basta posicionar o aparelho no braço e apertar um botão, e em segundos os valores aparecerão na tela do medidor. Esse aparelho é recomendado para quem precisa cuidar de idosos e ainda não conta com a ajuda de profissionais da área.

O melhor medidor de pressão

O melhor medidor de pressão é aquele que mais se adequar às suas necessidades, proporcionando tranquilidade e qualidade de vida. É imprescindível que se escolham empresas de qualidade que forneçam os equipamentos de que você precisa, certificando-se de sua qualidade e durabilidade.

E aí, gostou do nosso texto? Já sabe qual medidor de pressão escolher? Então aprenda também o que você precisa saber para monitorar pressão em casa.

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

M  Marcio     26 de dezembro de 2017 às 08:40

Matéria nada esclarecedora. Orientações de nenhum efeito prático. A orientação “… deve estar devidamente calibrado para não fornecer resultados incorretos.” serve para a aquisição de qualquer aparelho que sirva para medir qualquer coisa. Uma informação útil sobre calibração seria esclarecer formas de verificar se o aparelho está calibrado ou qual selo deve possuir para ser comercializado. Outra orientação curiosa é “… é importante a escolha de um bom medidor.”


    <  Victória Régia     26 de dezembro de 2017 às 10:49

    Bom dia

    Sr. Marcio como vai?

    Adoramos seu comentário. Obrigado mas:

    Existem dois fatores importantes aqui. Todos os medidores tem que ser homologados pela Anvisa e Inmetro. Acreditamos que todos devam buscar produtos homologados.

    A segunda é demonstrar as diferenças básicas entre eles para facilitar a escolha como citado todos os produtos homologados já vem aferidos independente de digital ou manual.

    E vamos providenciar mais um artigo sobre o assunto que o senhor comentou para poder sanar suas duvidas assim sendo um artigo mais especializado.

    Mais uma vez obrigado pelo comentário


A  Ana     12 de outubro de 2017 às 08:43

Muito boa informação…


    <  Victória Régia     13 de outubro de 2017 às 08:26

    Bom dia senhora Ana.
    Ficamos felizes que tenha gostado do artigo.
    Toda Semana tem algo novo no nosso Blog.

    Muito Obrigado



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *