7 erros que prejudicam a saúde


A ideia de chegar à terceira idade e aproveitar a aposentadoria para curtir a vida com saúde nem sempre acontece. Principalmente para quem não mantém hábitos saudáveis para conseguir desfrutar da velhice com maior qualidade de vida. Por isso, cuidar da saúde é extremamente importante e deve ser uma prioridade.

Alguns descuidos passam despercebidos no dia a dia, mas podem custar muito caro mais a frente. Então, é bom adotar medidas para ajudar até mesmo a afastar doenças ou outros problemas comuns nessa fase de vida.

Conheça a seguir 7 erros que podem prejudicar o bem-estar e aprenda a evitá-los!

1. Ser sedentário

A prática de exercícios físicos é essencial para manter o corpo ativo e o organismo saudável. Mesmo que o idoso não tenha o costume de se exercitar, nunca é tarde para começar algum tipo de atividade e sair do sedentarismo.

Com orientação de um profissional, pode-se optar por alternativas como hidroginástica, dança, caminhada, pilates, entre outros. A musculação também é uma boa pedida para fortalecer e evitar a perda de massa muscular, que é bastante comum.

2. Alimentar-se mal

Embora uma boa alimentação deva ser uma preocupação durante toda a vida, na terceira idade é recomendável que a dieta seja ainda mais nutritiva e saudável. A dificuldade em absorver certos nutrientes e o metabolismo mais lento devem ser considerados, evitando excessos que possam ser prejudiciais.

O ideal é o acompanhamento de um nutricionista para montar um cardápio adequado às necessidades e preferências do idoso, até mesmo para analisar se há deficiência de substâncias como cálcio, ferro, vitaminas etc. De modo geral, uma dica é não exagerar no sal e no açúcar para fugir da diabetes e da hipertensão.

3. Beber pouca água

É um hábito simples, mas que requer mais atenção, pois a desidratação pode provocar fraqueza, dor de cabeça e até desmaios. E, às vezes, o que falta é apenas aumentar o consumo de água para melhorar o mal-estar em vez de tomar um medicamento.

Seguir a regra de ingerir pelo menos dois litros por dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Portanto, deixe as garrafinhas por perto, coloque lembretes ou faça o que for necessário para não esquecer!

4. Não estimular a mente

Da mesma forma que o corpo, o cérebro precisa ser estimulado, o que ajuda inclusive a diminuir o risco de doenças mentais e degenerativas. Nesse sentido, até mesmo exercícios simples podem contribuir, como fazer palavras cruzadas, jogo da memória, artesanato além da leitura, que é um ótimo passatempo.

5. Manter-se isolado

A depressão é uma doença muito comum, na maioria das vezes ocasionada por sentimentos como a solidão, incapacidade, entre outros. Por isso, cuidar da saúde dos idosos não quer dizer apenas levar aos médicos e controlar a medicação.

Dar atenção e fazer companhia também é especial para qualquer pessoa não se sinta sozinha, o que normalmente desencadeia outros problemas. A convivência com a família e amigos é motivante, capaz de aumentar a autoestima e garantir uma vida mais feliz.

6. Dormir e não descansar

Assim como a boa alimentação e os exercícios físicos são fundamentais, descansar o corpo faz parte de uma rotina saudável. O que acontece é que, muitas vezes, cochilos durante o dia acabam atrapalhando o sono da noite.

Quem sofre de insônia ou estresse também é prejudicado, entrando em um ciclo de noites mal dormidas que alteram o equilíbrio físico e mental. Dessa maneira, o idoso está sempre cansado, indisposto, sem concentração ou irritado. Até a sua imunidade pode ficar mais baixa, tornando-o mais suscetível a doenças.

7. Não se divertir

Sobretudo depois da aposentadoria, a rotina tende a mudar significativamente, aumentando o tempo livre. Mas muitas pessoas não lidam bem com essas mudanças e o tempo ocioso acaba fazendo mal à sua saúde.

Por isso, é importante procurar atividades que tragam prazer e satisfação para o idoso, como viagens em grupo, encontros com amigos, shows, teatro, cinema ou qualquer outra coisa que adicione um pouco de diversão e alegria aos seus dias!

Você concorda que esses erros podem prejudicar a saúde dos idosos? Então compartilhe nosso post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a evitarem essa situação!

https://cirurgicavitoriaregia.com.br/

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *