Causada pelo papiloma vírus humano (HPV), a verruga é um problema geralmente inofensivo e muito comum. Mesmo que não ofereça riscos a saúde, gera incômodo estético devido a aparência desagradável.
A verruga surgir a partir da infecção do vírus, que ao entrar em contato com o corpo humano, ativa o crescimento anormal de células nas camadas superficiais da pele. O contágio costuma ocorrer através de cortes na pele, que permitem a entrada do vírus. Por esse mesmo motivo, é comum que a infecção ocorra em ambientes como piscinas, saunas e vestiários. O tipo do vírus é o que determina o formato, tamanho e tipo da lesão. As verrugas podem ser separadas em 5 grupos principais:
Verrugas vulgares – O tipo mais comum, possuem aspecto de couve-flor e ocorrem principalmente nas áreas que sofrem mais atrito.
Verrugas planas – Lesões múltiplas, pequenas e macias. São mais comuns na região da face.
Verrugas plantares – São lesões parecidas com calos que ocorrem nas plantas dos pés. Por sua aparência peculiar, é chamada de “olho-de-peixe”.
Verrugas filiformes – Comuns em pessoas mais velhas, são lesões que finas e compridas que podem surgir no rosto, pescoço e lábios.
Verrugas anogenitais – É o tipo de lesão mais perigoso, pois pode ocasionar tumores malignos. Exclusivas das regiões genitais, devem ser tratadas imediatamente.
Mitos e verdades das verrugas
São transmissíveis
Verdade – Verrugas são altamente transmissíveis. Por ser causada por um vírus, é importante evitar tocar diretamente nas regiões lesionadas para evitar a infecção. Além disso, não é recomendado tratar delas sem o auxílio de um profissional da saúde, pois isso pode aumentar a infecção e espalhar as verrugas para outras partes do corpo.
São sintomas de doenças graves
Mito – Verrugas não são sintomas nem indicam a existência de doenças graves. Porém, elas podem ocorrer com mais frequência ou se espalharem com mais facilidade em pessoas com doenças autoimunes. A exceção são as verrugas na região genital, que devem ser imediatamente informadas a um médico para que se inicie o tratamento o mais rápido possível, uma vez que podem se tornar tumores malignos.
São resultado da falta de higiene
Verdade – Embora nem sempre estejam relacionadas a falta de higiene, esse pode ser um dos motivos para o desenvolvimento das verrugas. É importante lembrar que isso não é uma regra, porém a falta de higiene pode contribuir para o aparecimento de verrugas. Para que a infecção ocorra, é necessário que o vírus entre em contato com o corpo humano. Isso pode acontecer principalmente com pessoas que roem as unhas ou andam descalças em ambientes públicos. Além disso, lesões como cortes, arranhões e unhas encravadas facilitam ainda mais a infecção.
Só acontece em pessoas idosas
Mito – Verrugas não são acontecem só em pessoas idosas, podendo surgir em todas as idades. Apesar de serem comuns na terceira idade, devido a fragilidade da saúde dessas pessoas, verrugas são comuns durante a infância e a adolescência.
São transmitidas por animais
Mito – Verrugas não são transmitidas por animais.
Tratamento
O melhor tratamento para verrugas e destruindo elas. Isso pode ser feito através da criocirurgia, procedimentos cirúrgicos, cauterização, tratamento com ácidos. Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento mais complexo, que envolva a estimulação imunológica do paciente.
Em todos os casos, é importante o acompanhamento de um profissional qualificado.