5 cuidados com idosos que você deve garantir durante a noite


Ter uma boa noite de sono é indispensável em todos as etapas da vida. Além de ser o momento de descanso, contribui para uma vida longa e mais saudável. Dormir é uma forma de regenerar as funções do corpo e também da mente.

Atualmente, quem mais sofre com problemas de sono são as pessoas com maior idade e isso não faz nada bem para a vitalidade delas. É preciso ter cuidados com os idosos durante a noite, para que assim o sono seja mais saudável e tranquilo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e acompanhe!

As terceira fase da vida

O velhice é uma etapa que requer muitos cuidados. É nesse momento que o sono se torna mais leve, vai diminuindo aos poucos e acontece a demora para o adormecer.

Além disso, é muito comum que idosos se levantem durante a noite, ocasionando uma péssima noite de sono. Isso traz consequências para o organismo da pessoa, como fraqueza, sensação de cansaço e problemas musculares e articulares.

Por esse motivo, é preciso ter uma atenção redobrada com a terceira idade, para um sono mais equilibrado. Vamos lá?

Cuidados com idosos para uma boa noite de sono

Como já falamos, é muito importante ter um boa noite de sono para um bom funcionamento do corpo e da mente. O ideal é que alguns cuidados sejam tomados, antes, durante e depois de uma noite.

Por isso, hoje vamos te mostrar quais são esses cuidados e as atenções que devemos ter ao estar ao lado de um idoso. Confira!

Atividades diárias

Praticar leves atividades físicas, atividades prazerosas e receber massagem são formas de relaxamento para os idosos. Esses movimentos fortalecem a musculatura do corpo, estabilizam a coluna e movimentam os músculos, aumentando assim a flexibilidade e diminuindo o risco de lesões.

Por isso, as atividades ao longo do dia são tão importantes. É uma maneira de prevenir movimentos que possam doer durante a noite, além de aliviar toda a tensão.

Alongamento

Fazer leves movimentos de alongamentos antes de deitar e também ao acordar é uma ótima forma de melhorar a postura. Como consequência, o corpo fica mais relaxado e o sono ganha qualidade.

Os movimentos, que devem ser bem suaves e pacíficos, também aliviam a tensão do corpo e o mantém mais preparado para o dia.

Condições

Para uma boa noite de sono é preciso que as condições sejam favoráveis, certo? O ideal são travesseiros de qualidade, que alinhem toda a coluna ao tronco do corpo, facilitando a circulação sanguínea. Já os colchões aconselháveis são aqueles específicos para os idosos, como os ortopédicos, que causam menos danos à coluna.

É importante também que o quarto seja arejado, com clima agradável, não muito quente nem muito frio. Com o mínimo possível de luz e sem ruídos, a possibilidade de uma noite agradável e tranquila é maior.

Posição

Existem várias posições na hora de dormir, porém a mais aconselhada para os idosos é a de lado. Para uma noite mais agradável, o corpo deve estar virado para um dos lados, sempre com a coluna reta e utilizando dois travesseiros, um entre a cabeça e o colchão e outro entre os joelhos, que devem estar levemente dobrados.

Uso de prótese dentária

É recomendado tirar a prótese dentária do idoso durante a noite. Isso diminui o risco de pneumonia, além de ser uma forma mais higiênica e adequada de proteger a prótese. Outro motivo é evitar machucados na boca no momento de descanso. Atente-se a isso!

Viu como os cuidados com idosos são importantes até no momento do adormecer? A qualidade do sono melhora muito com essa atenção maior aos detalhes simples. Lembre-se também de cuidar da alimentação, principalmente após as 18 horas. Nada de alimentos pesados, nem bebidas energéticas, combinado?

Gostou deste post? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude a divulgar informações tão valiosas para o cuidado dos nossos idosos. Até a próxima!


Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

R  Rodolfo     7 de agosto de 2017 às 14:36

Para as pessoas que não podem pagar um cuidador a melhor opção é buscar por cuidados em uma casa de repouso. Foi o que eu fiz e foi muito melhor do que eu imaginei que seria. Deixando o preconceito de lado, pude perceber o carinho que os cuidadores, enfermeiros tem com o meu pai e com os outros idosos que estão lá. É muito melhor do que deixar meu pai sozinho em casa, ele pode interagir com outras pessoas e isso tem feito muito bem a ele. Recomendo e agradeço por todos os cuidaods especiais realizados pela morada primavera, casaderepousomoradaprimavera.com casa onde meu pai está hospedado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *