5 atividades físicas para idosos: acabe com o sedentarismo!


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Foi-se o tempo em que o idoso era o membro menos ativo da família. Se, antigamente, ele ficava restrito a determinadas tarefas, hoje ele encontra cada vez mais oportunidades para continuar ativo na sociedade. Uma dessas oportunidades se dá com a adesão cada vez maior às atividades físicas para idosos.

Quem pensa que essas atividades se resumem à hidroginástica, está enganado. Os idosos encontraram atividades físicas bem variadas para poder sair do sedentarismo e manter o seu bem-estar físico e mental.

Conheça agora estas 5 atividades físicas para idosos que vão acabar com o sedentarismo na Terceira Idade!

1. Caminhada

Considerado o exercício físico mais prático para se adotar na rotina e o mais eficiente para os idosos sedentários, a caminhada diária de uma hora reduz em 30% as chances de morte por doenças cardiovasculares.

A caminhada também faz com que o idoso processe e adeque os movimentos do seu corpo aos estímulos sonoros, visuais e táteis, que ajudam na coordenação motora. Cada idoso deve definir o seu ritmo, preferencialmente com a ajuda de um profissional. O fato é que caminhar um pouco faz bem não somente para o idoso, mas para qualquer pessoa.

2. Pilates

O Pilates é um exercício graduado de acordo com a capacidade física de cada aluno. Ele leva em consideração as restrições a determinados tipos de movimentos que o idoso possa ter. Entre os seus benefícios, podemos citar o alívio das dores que são provenientes da idade até a melhora da autoestima. Outros pontos de melhora são a flexibilidade e o equilíbrio, importantíssimas para evitar quedas nesta fase da vida.

O Pilates ajuda o idoso na compreensão do próprio corpo, fazendo com que seu lado físico e mental fiquem em harmonia. As dores, comuns com o avanço dos anos, passam a ser aliviadas, o que melhora a percepção dos movimentos. A musculatura fica mais forte, proporcionando mais equilíbrio e aumentando a flexibilidade, o que resulta em uma diminuição expressiva do estresse.

3. Musculação

Lugar de idoso é na academia! Engana-se quem pensa que os idosos não podem frequentar uma academia. É lá que eles encontram exercícios que os ajudam no fortalecimento das pernas e dos músculos da cintura. A diferença, em relação aos mais jovens, está nos tipos dos exercícios praticados.

Para o idoso, é mais importante focar na repetição dos exercícios do que na carga do peso. Cargas cada vez maiores podem causar dores nos músculos e nas articulações. Os exercícios físicos praticados por idosos na academia ajudam a melhorar a respiração e a circulação sanguínea.

4. Bicicleta

Pedalar, para o idoso, é uma excelente atividade física. Todo um conjunto de órgãos e movimentos é trabalhado durante a pedalada: panturrilha, coxas, equilíbrio e parte aeróbica. Os músculos são fortalecidos durante o exercício com a bicicleta e isso é muito importante para a manutenção da rotina saudável do idoso.

O ideal, para o idoso, é que ele sempre vá pedalar com todos os equipamentos de segurança que garantam a sua integridade física. Nós sabemos que os idosos não possuem a mesma resistência física dos mais novos, por isso é importante que eles estejam equipados para evitar problemas maiores em caso de queda.

5. Natação

Não existe atividade física mais relaxante que a natação, principalmente nos dias quentes e abafados. Na natação, o idoso queima calorias, trabalha a parte aeróbica, fortalece os músculos, protege as articulações e ainda trata doenças ósseas como a artrite e a osteoartrite.

A circulação sanguínea e a respiração também são trabalhadas na prática da natação, pois o contato com a água provoca uma dilatação nas vias respiratórias. Isso faz com que o idoso respire melhor e tenha menos problemas relacionados à falta de ar.

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Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

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