3 dicas para fazer nebulização em casa


A nebulização é um processo que auxilia no tratamento de pacientes que apresentam problemas respiratórios como doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite e asmas. A importância da aplicação do medicamento por meio de um nebulizador gera mais eficácia, além de simplicidade, já que é possível tratar-se em casa com o suporte de bons aparelhos.

Saiba mais sobre os tipos de nebulizadores e anote 3 dicas simples para fazer a nebulização em casa!

Benefícios da nebulização

No ano de 1764, o médico Philip Stern descobriu que a asma só tinha resultado eficaz quando tratada diretamente nos pulmões, por meio da traqueia. Dez anos depois, outro médico inglês, John Mudge, usou a palavra inalador para falar sobre o aparelho que enviava o medicamento ao pulmão.

Assim, a nebulização começou a ocorrer com o intuito de aliviar os processos inflamatórios, desobstruindo as vias áreas superiores. A aplicação também umidifica as vias e serve para a fluidificação das secreções, fazendo com que sejam expelidas mais facilmente.

Pela diversidade de inaladores, é possível inserir vários medicamentos para realizar o processo.

Nebulizador ultrassônico

Funciona gerando uma espécie de névoa devido a um cristal piezoelétrico que transforma a energia elétrica em vibrações mecânicas, rompendo a tensão da solução e a transformando em microgotículas que serão carregadas em um fluxo contínuo de ar.

Os aparelhos ultrassônicos não fazem barulho e podem ser feitos com o paciente em qualquer posição. Ele apenas requer mais cuidados, já que as peças são separadas e é preciso acrescentar um pouco de água para resfriar o equipamento.

Nebulizador convencional (ar comprimido)

Esse tipo de inalador é uma bomba de ar que funciona à base de energia e é acoplado em um micronebulizador. Quando começa a funcionar, o ar passa em alta velocidade pelo aparelho levando o líquido para a saída em forma de névoa.

No inalador de ar comprimido basta adicionar o medicamento e ligar na tomada.

3 dicas para fazer a nebulização em casa

A maior vantagem da nebulização é a praticidade! É possível aplicar o processo em bebês, crianças, e idosos tranquilamente, em sua própria casa. Em casos de crises de falta de ar, os aparelhos são fáceis de administrar e, além disso, podem ser misturados com outros medicamentos potencializando o tratamento e realizando tudo em uma única inalação.

1. Nebulização com soro

Quando o paciente sofre com crises de sinusite (aguda ou crônica), a nebulização com aparelhos ajuda a desobstruir as vias respiratórias. Com orientação médica você pode realizar a aplicação com soro fisiológico, cerca de 5 a 10 ml, de 2 a 3 vezes ao dia, variando o tempo entre 15 a 20 minutos, pela manhã ou antes de dormir.

2. Nebulização caseira

Você tem sofrido diversas crises respiratórias, mas ainda não teve tempo de marcar uma consulta com um especialista para verificar o que é? O melhor remédio, claro, é saber exatamente o que vem prejudicando sua respiração, porém, para aliviar a situação momentaneamente, pode fazer uma nebulização caseira.

Prepare um chá de camomila, eucalipto ou cascas de laranja com limão. Em seguida despeje em uma bacia e inale o vapor por 20 minutos. Não faça com o ar muito quente ou quando o chá estiver fervendo, já que o calor pode causar queimaduras nas vias áreas.

3. Nebulização no chuveiro

Uma técnica simples, porém com um custo alto (já que requer gasto de água e energia abundante) é fazer a nebulização no banheiro, usando a água bem quente do chuveiro. Daí bastar sentar no local e inspirar o vapor. A dica pode parecer prática e simples, mas é preciso ter atenção, pois se o banheiro tiver bolor, o calor ajuda a propagar as bactérias e a pessoa também respirará fungos nocivos à saúde.

Como podemos perceber, existem formas simples de fazer a nebulização, entretanto, a melhor maneira é, antes de mais nada, procurar orientação médica! Somente um profissional poderá indicar o melhor aparelho de inalação para o seu caso, assim como os medicamentos mais adequados.

E não é só a nebulização que pode melhorar a sua saúde! Siga-nos em nossas redes sociais e tenha sempre dicas fresquinhas para o seu bem-estar.

Aproveite as dicas acima para escolher o melhor inalador para você.

O inalador e nebulizador MD 1000 da Medicate é perfeito para asma, bronquite e outras doenças respiratórias.

Clique aqui para descobrir mais sobre este produto

inalador-nebulizador-md-1000-medicate-300x300 3 dicas para fazer nebulização em casa

Inalador nebulizador MD 1000 Medicate

Compartilhe nossos Artigos!

Victória Régia

Empresa com mais de 28 anos de experiência no segmento nosso intuito é ajudar da melhor forma possível com dicas, noticias e cuidados. Trabalhando assim em prol da saúde tanto do paciente como da família e sociedade.

Victória Régia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *